Ilustração para Embalagem e Rótulos
Use ilustração para tornar a embalagem memorável.
Coppertone
Emulsão Scott"
Palitos Gina
"Padres Chocolate Nestlé
Quando se fala em ilustração para embalagem, a gente lembra de produtos que nos acompanham desde a infância… O cãozinho puxando o biquíni da menina, o sorridente e simpático senhor da caixa de aveia, a mulher na embalagem de palitos, a tenda de índios na caixa do amido de milho, os padres lambendo o chocolate da panela, o macaco dos biscoitos, a moça do leite… As imagens ilustradas nas embalagens têm forte retenção na memória e muitas vezes passam a integrar a marca como importante elemento de branding.
Feche os olhos e se lembre agora de 4 ou 5 embalagens. Uma boa ilustração torna sua embalagem memorável!
Desde o tempo do óleo de fígado de bacalhau (argh!), aquele que tinha o pescador com o peixe nas costas, o uso de ilustração em embalagem e rótulos produz imagens diferentes, inesquecíveis e bonitas, que são companheiras e fazem parte da vida, dos sonhos e da lembrança das pessoas. Embalagens e rótulos são como uma vitrine, e ilustrações podem ser usadas como um meio de "explicar", de situar qual é a categoria que o produto pertence, o que é o conteúdo, como e quando se usa. Uma imagem que fica na mente do consumidor.
Pensar em ilustração para embalagem remete à sofisticação, à tradição, e torna essa "vitrine" do produto única e customizada.
Uma foto pode se confundir com outra - a não ser que seja tratada como foto-ilustração, mas uma ilustração, um desenho, é sempre pessoal, e essa personalidade agrega a sensação de peça única, de um produto especial na embalagem. A imagem desenhada destaca o projeto - agrega valor e amplia a qualidade percebida, e a ilustração está para a embalagem, ou para o rótulo, como uma foto para um documento; para identificar e personificar o produto, além é claro, de despertar o desejo de compra.
Em se tratando de ilustração para embalagens de alimentos, o cuidado é especial. Neste caso, despertar desejos, o paladar, o appetite appeal, o sabor, a sensação de higiene, segurança e cuidados na fabricação é fundamental. O consumidor ao olhar a ilustração numa embalagem de alimentos, deve sentir a textura, as cores atraentes até "sentir o cheirinho delicioso" do produto.
A ilustração na embalagem é "a cara" do seu representante no ponto de venda.
Na maioria das vezes, a embalagem é a única forma de comunicação da empresa com o público e, no ponto de venda, funciona como uma vendedora corajosa, travando um combate corpo a corpo com os concorrentes que estão na mesma gôndola. Usar ilustração, mesmo num rótulo mais simples, mostra um produto com melhor aparência; aumenta o valor percebido e é fator essencial que influencia a decisão de compra. Uma boa ilustração faz toda diferença para a embalagem ou para o rótulo.
Fruto do trabalho de profissionais de marketing, promoção, design, ilustração e outros, a embalagem é uma importante ferramenta dentro do mix de marketing. Ao entrar num supermercado as pessoas são cercadas por centenas de produtos com embalagens e rótulos diferentes, que estão ali competindo por sua atenção. O trabalho das equipes que participaram do seu projeto faz sucesso e gera retorno quando o consumidor está no ponto de venda e é atraido pela imagem sedutora da embalagem. Todo o processo de produção é pago quando ele estica a mão, pega seu produto e coloca no carrinho de compras.
Pense nisso e torne sua marca memorável usando uma ilustração na embalagem.