Nasci em São José dos Campos, uma bonita cidade do Vale do Paraiba e desde pequeno gostava de ver o pôr do sol no Banhado - ou a neblina densa como algodão, que sobe do rio no começo do inverno. É fantástico. Quem conhece a cidade sabe do que estou falando.
Com minha bisavó, D. Idália, minha avó, D. Guiomar e minha mãe, D. Terezinha, aos 3 meses de idade.
Eu desenhava com todo tipo de material e nos mais variados suportes. Uma vez, por falta de papel, desenhei na barra da calça de linho branco do meu pai, que estava saindo para um compromisso. Levei uma bronca e foi meu primeiro trabalho recusado. Nessa época, com 2 ou 3 anos, eu revelava uma forte tendência ao abstracionismo. Quando adulto, optei por um tipo de trabalho mais realista.
Comecei em agências pequenas, trabalhei como layout man e diagramador (sim, existiam cargos com esse nome), em uma empresa técnica que editava uma revista chamada Construção Pesada. Passei quase 3 anos na Editôra Abril, como chefe de arte do Departamento de Promoções e Propaganda do Grupo infanto-Juvenil. Chefe de arte era como diretor de arte, mas sem ser diretor, e com salário menor. Fazia dupla de criação com a Beth Klock. Esse cartaz de banca do Mickey é dessa época.
Isso é bem conhecido e faz parte de várias lendas urbanas. A embalagem dos palitos Gina era uma foto, que foi substituida por uma ilustração feita por mim, com aerógrafo.
Doar sangue é um jeito simples e barato de ajudar pessoas e salvar vidas. Não precisa ser para aquele amigo ou parente. Basta ir a qualquer banco de sangue e fazer a doação.
Um trabalho gratificante -e que marcou a infância de muita gente, foram os estampos dos Biscoitos Passatempo. Quase 100 bichos diferentes, todos eles identificáveis, apesar das muitas limitações técnicas da fabricação. O macaco das embalagens também foi de minha autoria.
Essas "Maçãs", fiz para um livro de ilustradores. É um trabalho de aerografia onde fui o cliente, o criador e o ilustrador. Inscrevi o trabalho no VIII Anuário do Clube de Criação de São Paulo e ganhei o Gran-Prix e Medalha de Ouro.
Esse é o troféu Gran-Prix do Clube de Criação de São Paulo, que ganhei com as "Maçãs".
As artes do falcão e do coelho foram feitas com aerógrafo e pincel na época pré computador. Fotografei o palito de fósforo em cima do original para dar noção do tamanho dos detalhes.
Uma atividade da qual muito me orgulho, foi ter participado da realização do Guia do Ilustrador, em 2007, a convite de meu amigo Ricardo Antunes, que também edita a Ilustrar Magazine. Duas excelentes publicações com download gratuito. Enjoy!
Sou um dos fundadores da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil e fiz parte de seu conselho administrativo por 4 anos, participando da organização das primeiras quatro edições do IlustraBrasil! e de todas as suas exposições. Antes, participei da ABRASIL - Associação Brasileira de Ilustradores e também fui membro do CIB- Clube de Ilustradores do Brasil.